quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Jovens e Adultos Privados de Liberdade têm semana de atividades pedagógicas diferenciadas: Gincana Cultural em homenagem ao dia do Estudante

           DSC03056.JPG        DSC03085.JPG
                                                           EDUCANDOS TRABALHANDO EM EQUIPE                                                  

A Escola Fábrica de Asas que funciona no complexo Penitenciário de Rio Branco-AC atendendo pessoas privadas de liberdade, através da modalidade EJA, realizou uma Gincana Cultural em homenagem ao dia do estudante, com a participação de professores, gestores do sistema prisional e alunos de EJA I, ENSINO FUNDAMENTAL e ENSINO MÉDIO EJA.
O evento contemplou conteúdos escolares e conhecimentos gerais, por meio de jogos e brincadeiras lúdicas com: caça-palavras, quebra-cabeça, jogos dos 7 erros, perguntas, adivinhas, músicas etc. As atividades, além de interessantes para os alunos testarem os conhecimentos adquiridos na escola, também promoveram a interação social entre os reeducandos.
De acordo com a Coordenadora de Educação do IAPEN, Helena Guedes, “eventos dessa natureza são importantes para promover a integração dos conhecimentos, bem como contribuir para o processo de ressocialização dos presos que estudam”. Para a Diretora da Escola, Eleni Melo, “as ações integradas da SEE e do IAPEN fazem a diferença na Educação oferecida no Sistema Prisional do Estado do Acre, pois quando há união de esforços as melhorias são visíveis”.
Os alunos gostaram muito do evento, e agradeceram o empenho da equipe escolar: “é muito bom resgatar valores e comemorar datas importantes como é o dia do estudante, além de proporcionar novos desafios e conhecimentos... a gente se sente inserido na escola e esquece a nossa condição de preso, e passamos a nos sentir estudantes”, afirmou Mariceudo Barros, aluno do Ensino Médio de EJA.
A Gincana aconteceu na semana do dia do estudante, de 7 a 10 de agosto, a fim de atender todas as turmas da escola (alunos do regime fechado, do semiaberto, e alunas da Unidade Feminina).
A iniciativa foi elogiada pela Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEE, Fernanda Alves, que considera importante “a realização de atividades diferenciadas para que o educando que se encontra privado de liberdade tenha a oportunidade de vivenciar situações de aprendizagens diferenciadas, interagindo com outros educandos, pois o conhecimento vai muito além da rotina da sala de aula e pode ser desenvolvido mediante realização de atividades dessa natureza”. 
                                           DSC03231.JPG 
                                                       EDUCANDOS EM AÇÃO

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". Paulo Freire

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Feira Cultural da EJA em Epitaciolândia

Equipe da EJA no município de Epitaciolândia-AC promove encerramento da disciplina Formação para o mundo do trabalho I (FMT I) em alto estilo.
Com uma belíssima feira cultural na Zona Rural (Espaço Alternativo Associação Chico Mendes), a Professora Ivânia dos Santos Andrade com seus alunos realizaram a FEIRA CULTURAL “EMPRENDEJA” na referida Comunidade. O evento ocorreu dia 28 de julho durante todo dia, a professora planejou um dia de lazer Para a comunidade, com torneio de futebol, pau de sebo apresentação de quadrilha e exposição dos trabalhos dos alunos  confeccionados nas aulas de FTM I.