quarta-feira, 25 de novembro de 2009
ATIVIDADE À DISTÂNCIA: PRAZO PRORROGADO
terça-feira, 24 de novembro de 2009
NÃO DESISTA!
Não desista de sonhar! Os sonhos nos levam adiante, fazem com que a vida ganhe sabor e se enriqueça de planos.
O que seria desta caminhada se não tivéssemos algo pelo que lutar?
O caminho da vida será sempre repleto de surpresas boas e desagradáveis, mas lutar por ideais nos dará energia para sobreviver aos obstáculos e continuar apesar de.
Sonhe! Não importa se você teve decepções, se você se separou, se você perdeu, se você teve que partir e deixar para trás.
Sonhe! Não importa a sua idade, se você está junto ou se está sozinho(a), se você está longe ou perto.
Sonhe, pois você vive e sua missão não acabou. Não desista de sonhar, não desista de viver!
Enquanto você usar sua força e energia interior para construir, sua vida terá um sentido.
Não se apegue à dor, ao desânimo e à falta de fé, pois este apego é como erva daninha que mata e suga a esperança, suporte para a realização de nossas crenças e ideais.
Não desista de sonhar! Almeje alcançar o possível, aquilo que o fará mais realizado e auto-confiante. É um direito seu arriscar e tentar conseguir, mas não se iluda com uma ausência de obstáculos. Isto não faz parte do caminho.
Lembre-se que, se você sonhar, poderá abrir estradas e sorrir para um novo dia, mas se alimentar fantasias, mais cedo ou mais tarde irá sofrer e fechará sua janela.
Não desista de ter sonhos. Desista, sim, de alimentar fantasias e vá atrás de uma vida melhor.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A partir de hoje, dia 23 de novembro, nossa equipe pedagógica começará a aplicação da Avaliação de desempenho do educador de EJA. A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento (fonte). Essa avaliação acontece anualmente, próxima do final dos trabalhos letivos e tem, dentre outros, o objetivo de avaliar os profissionais que trabalham com a educação de jovens e adultos no Acre, a fim de possibilitar os encaminhamentos necessários para o bom desenvolvimento de nossas atividades no ano seguinte.
Na capital, começaremos a aplicação pelo zoneamento CENTRO/ESTAÇÃO, visitando as escolas Escola José Rodrigues Leite e Dr. Mario de Oliveira, Anice Dib Jatene e Maria Chalub Leite, CEJA e Luiza Batista de Souza e Lourival Sombra. Nos próximos dias e/ou semanas visitaremos os demais zoneamentos.
No interior, as coordenações de EJA de cada município receberão os questionários para a devida aplicação.
É muito importante que todos participem - alunos, professores e coordenadores. Assim, poderemos construir juntos propostas de melhorias para os nossos trabalhos. Participe!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
ACABANDO... ACABOU
terça-feira, 17 de novembro de 2009
OFICINA DE PROJETOS
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
FORMAÇÃO CONTINUADA: AS INSCRIÇÕES CONTINUAM!
A pré-inscrição para o curso de Formação Continuada, que acontecerá em dezembro, ainda está aberta.
O projeto Formação Continuada: a Extensão Universitária Trilhando nos Caminhos da Educação de Jovens e Adultos no Acre foi concebido através de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Acre e a Secretaria Estadual de Educação, por intermédio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (COEJA).
Financiado com recursos do Ministério da Educação, através da SECAD, o projeto tem como objetivo propiciar uma formação sistemática de profissionais para que possam apreender novos saberes e fazeres adequados aos jovens e adultos.
Em Rio Branco, a inscrição ficará aberta até o dia 30 de novembro. No interior, terminarão amanhã, dia 16 de novembro.
Procure a professora Edilene na SEE ou ligue para 3213-2347.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
A LOS MAESTROS
Hemos encontrado otro sítio muy bueno para pesquisas escolares. Se llama SAGAN-GEA. En este sítio hay muchos materiales de temas actuales como contaminación atmosférica, contaminación del agua, el aire y otros. Puedes verlo haciendo un clik en SAGAN-GEA.ORG.
¡Aprovecha!
AOS PROFESSORES DE INGLÊS E ESPANHOL
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
FORMAÇÃO CONTINUADA EM PARCERIA COM A UFAC: FAÇA SUA INSCRIÇÃO
terça-feira, 10 de novembro de 2009
ENCCEJA - SAIBA MAIS
Mais de 840 mil pessoas devem participar, este ano, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova será aplicada em 13 e 14 de dezembro. No total, 649 municípios de cinco estados e o Distrito Federal aderiram ao exame, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais. A adesão é voluntária.
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
A EJA E O NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO MUNDIAL
Diante do mundo globalizado, que apresenta múltiplos desafios para o homem, a educação surge como uma utopia necessária indispensável à humanidade na construção da paz, da liberdade e da justiça social.
Deve ser encarada, conforme o Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, da UNESCO, entre outros caminhos e para além deles, como uma via que conduz a um desenvolvimento mais harmonioso, mais autêntico, de modo a fazer recuar a pobreza, a exclusão social, as incompreensões, as opressões e as guerras.
A nova concepção deve fazer com que todos possam descobrir, reanimar e fortalecer seu potencial criativo. Isto supõe que se ultrapasse a visão puramente instrumental da educação, considerada como a via obrigatória para obter certos resultados (saber-fazer, aquisição de capacidades diversas, fins de ordem econômica) e se passe a considerá-la em toda sua plenitude: como realização da pessoa que, na sua totalidade, aprende a ser.
Nessa perspectiva, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer adquirindo instrumentos de compreensão; aprender a fazer para agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, para participar e cooperar com os outros em todas a atividades humanas; aprender a ser para melhor desenvolver a sua personalidade. (Jacques Delors)
Desta forma, a Educação de jovens e adultos deve ser pensada como um modelo pedagógico próprio, com o objetivo de criar situações de ensino-aprendizagem adequadas as necessidades educacionais de jovens e adultos, englobando as funções: reparadora, equalizadora e a permanente. Isto significa dizer que a prática de EJA deve ser vista como uma promessa de qualificação de vida para todos, propiciando a atualização de conhecimentos por toda a vida. Isto é a função permanente da Educação de jovens e adultos.
Adaptado de http://www.centrorefeducacional.com.br/eja1.htm
domingo, 8 de novembro de 2009
NOVA SEMANA
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
ESTAMOS NA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
Para que possam ampliar e melhorar suas práticas educacionais no que diz respeito à estrutura e o funcionamento do ENEM e do Exame Nacional de Certificação de Eja-ENCCEJA, professores e coordenadores que atuam na modalidade de ensino de jovens e adultos no 2º Distrito, Aeroporto Velho e Distrito Industrial participam entre os dias 4 e 5, na Escola Heloísa Mourão Marques, de uma Formação Continuada promovida pela Coordenação Pedagógica de Educação de Jovens e Adultos da SEE. Essa é a última etapa nesse ano de 2009, no entanto, outras atividades ainda serão desenvolvidas, é só aguardar.
Leia mais, clicando em Agência de notícias do Acre.
A PLATAFORMA PAULO FREIRE
Criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.
É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. A plataforma faz parte do projeto Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica e deseja melhorar o nível do ensino público brasileiro. Os professores que já possuem uma licenciatura, também podem fazer um novo curso e se aprimorar em outra disciplina. Acesse clicando aqui.