Mais um vez, a Escola Lourival Sombra, através da coordenadora de EJA, professora Ormélia, se destaca no desenvolvimento de projetos de aprendizagem. Desta vez, o tema foi Consciência Negra, cuja data é lembrada e comemorada todo dia 20 de novembro.
Baseado na lei lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas de ensino fundamental e médio do país, o projeto contou com a participação de todos os professores e alunos da EJA e tinha como objetivo valorizar a cultura negra e sua importância dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
Entre os dias 01 de outubro e 21 de novembro, muitas atividades foram desenvolvidas, dentre elas a exibição de um documentário - "Vista minha pele" do diretor Joel Zito Araújo (assista aqui) -, a confecção e distribuição de folders informativos sobre o tema e uma feira com degustação de comidas típicas africanas, mostrando a culinária africana e sua influência na culinária brasileira que foi, também, a culminância do projeto.
Parabéns aos professores e alunos que realizaram os trabalhos!
Com certeza, muito se aprendeu sobre a cultura negra e sobre RESPEITO ao outro e sua história e que, como consta na justificativa do projeto, é uma prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, consequentemente, a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário