Jovens e Adultos
Privados de Liberdade têm semana de atividades pedagógicas diferenciadas:
Gincana Cultural em homenagem ao dia do Estudante
EDUCANDOS TRABALHANDO EM EQUIPE
A Escola Fábrica de Asas que
funciona no complexo Penitenciário de Rio Branco-AC atendendo pessoas privadas de
liberdade, através da modalidade EJA, realizou uma Gincana Cultural em
homenagem ao dia do estudante, com a participação de professores, gestores do
sistema prisional e alunos de EJA I, ENSINO FUNDAMENTAL e ENSINO MÉDIO EJA.
O evento contemplou conteúdos escolares
e conhecimentos gerais, por meio de jogos e brincadeiras lúdicas com:
caça-palavras, quebra-cabeça, jogos dos 7 erros, perguntas, adivinhas, músicas
etc. As atividades, além de interessantes para os alunos testarem os
conhecimentos adquiridos na escola, também promoveram a interação social entre
os reeducandos.
De acordo com a Coordenadora de
Educação do IAPEN, Helena Guedes, “eventos dessa natureza são importantes para promover
a integração dos conhecimentos, bem como contribuir para o processo de ressocialização
dos presos que estudam”. Para a Diretora da Escola, Eleni Melo, “as ações
integradas da SEE e do IAPEN fazem a diferença na Educação oferecida no Sistema
Prisional do Estado do Acre, pois quando há união de esforços as melhorias são
visíveis”.
Os alunos gostaram muito do evento,
e agradeceram o empenho da equipe escolar: “é muito bom resgatar valores e
comemorar datas importantes como é o dia do estudante, além de proporcionar
novos desafios e conhecimentos... a gente se sente inserido na escola e esquece
a nossa condição de preso, e passamos a nos sentir estudantes”, afirmou
Mariceudo Barros, aluno do Ensino Médio de EJA.
A Gincana aconteceu na semana do dia
do estudante, de 7 a
10 de agosto, a fim de atender todas as turmas da escola (alunos do regime
fechado, do semiaberto, e alunas da Unidade Feminina).
A iniciativa foi elogiada pela Coordenadora
da Educação de Jovens e Adultos da SEE, Fernanda Alves, que considera
importante “a realização de atividades diferenciadas para que o educando que se
encontra privado de liberdade tenha a oportunidade de vivenciar situações de
aprendizagens diferenciadas, interagindo com outros educandos, pois o
conhecimento vai muito além da rotina da sala de aula e pode ser desenvolvido
mediante realização de atividades dessa natureza”.
EDUCANDOS EM AÇÃO
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". Paulo Freire
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