quarta-feira, 12 de maio de 2010

USANDO TEXTOS EM EJA

Ganhando familiaridade com textos reais e variados desde o início da alfabetização, os jovens e adultos terão mais disposição para recorrer a eles depois de encerrado as atividades, exercitando e desenvolvendo autonomamente suas habilidades de leitura e escrita ao longo da vida.

Durante muito tempo, acreditou-se que era necessário criar textos artificiais – o das cartilhas – para poder alfabetizar, pois só num segundo momento o aprendiz estaria em condições de ler textos de verdade. O que os estudos atuais mostram é que, longe de ser um benefício, a artificialidade de enunciados do tipo “Dói o dedo do Dida” acaba por dificultar a aprendizagem. Tanto as crianças como os jovens e adultos já trazem um conhecimento do mundo e da própria escrita que não pode ser desconsiderado.

Uma proposta didática atualizada que leve em conta as capacidades dos alfabetizandos, deve propiciar desde o inicio do processo oportunidades para que eles mostrem o que já sabem e aquilo que precisam ou desejam saber; deve propor-lhes desafios e ampliar os recursos disponíveis para que possam superá-los.


Achado em: http://eja.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário