segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Rio Branco sedia o 1º Encontro Regional de Articulação dos Sistemas de Educação

Rio Branco sedia o 1º Encontro Regional de Articulação dos Sistemas de Educação

Com o objetivo de sensibilizar dirigentes educacionais sobre assuntos referentes à organização e ao fortalecimento dos Sistemas e Conselhos Municipais de Educação, acontece durante os dias 20 e 21, no Theatro Hélio Melo, o 1º Encontro Regional de Articulação dos Sistemas de Educação, que reúne representantes dos Estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Tocantins.
Realizado através de parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o encontro reúne secretários municipais e estaduais de Educação, além de outras autoridades e diretores de escolas, para debates sobre os desafios e as mudanças para o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CME’s), relatos de experiências exitosas e ações de colaborações entre os órgãos nacionais, estaduais e municipais.
Entre as autoridades presentes, compareceram à abertura do evento a presidente da UNCME, Maria Ieda Nogueira, o Secretário Binho Marques, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC), o Secretário Estadual de Educação, Daniel Zen, e a presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/AC).
Responsável pela palestra “Os Planos Municipais e o Sistema Nacional de Educação”, o Secretário Binho Marques explicou que “é uma grande honra sempre voltar ao estado do Acre, e poder participar destes encontros fundamentais para o avanço educacional não só do povo acreano, mas da Região Norte, sempre focando nos estudantes como principal alvo dos nossos debates”.
“Fortalecer o sistema nacional e garantir a universalização do direito a Educação também é uma das principais razões de encontros como este. Por meio das nossas parcerias e do entendimento da organização dos Sistemas Municipais, temos mais chances de desenvolver experiências e projetos que, com certeza, podem garantir mudanças significativas nos indicadores de qualidade”, declarou a presidente da UNCME, Maria Ieda Nogueira.
Para o Secretário Daniel Zen, “a divisão de competências é um dos pontos fortes para nosso avanço na formação de excelentes políticas públicas. Por meio de um regime de colaboração concreta, é possível esclarecer de forma benéfica a divisão correta das competências nacionais, estaduais e municipais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário