quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


FORMATURA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM RIO BRANCO - ACRE 2012


SEE forma 648 alunos da Educação de Jovens e Adultos em Rio Branco 


Uma proposta pedagógica partindo do princípio de que a construção de uma educação básica para jovens e adultos - voltada para a cidadania - não se resolve apenas garantindo oferta de vagas, mas proporcionando ensino comprometido com a qualidade. Este é o objetivo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que formou 648 educandos de Rio Branco na noite desta terça-feira (18), no ginásio Álvaro Dantas.

Esta foi a primeira cerimônia de caráter coletivo da modalidade, abrangendo 30 escolas urbanas e uma escola rural do município de Rio Branco, contando com apresentação do coral “Jovens Levitas da EJA”, constituído por alunos do Módulo IV do Ensino Fundamental EJA da Escola Zuleide Pereira.
Nos últimos nove anos, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) permitiu que 33.147 pessoas fossem certificadas, reforçando a busca pela construção de uma identidade para EJA no Acre, bem como a efetivação de uma política que dê acesso equitativo e qualitativo aos jovens e adultos que não concluíram o ciclo da educação básica.
Segundo a coordenadora estadual de EJA, Fernanda Alves, mais de sete mil alunos concluíram, em 2011, o Ensino Fundamental pela EJA. “Além de incentivar a continuidade escolar, ocorre também a elevação da autoestima do cidadão, que trilha este caminho em busca de conhecimento para batalhar por novas oportunidades na vida”, afirmou Fernanda.
Presente na cerimônia, o Secretário da SEE, Daniel Zen, afirmou que a edificação através dos estudos é parte vital do ensino de jovens e adultos que tiveram seu acesso à educação interrompido por algum motivo. “Em todos os anos em que trabalhamos com os alunos da EJA, buscamos oferecer para estes alunos não apenas números e certificados, mas, sim, qualidade de vida. Ao contribuirmos para a realização de sonhos, contribuímos para o desenvolvimento do próprio Estado”, enfatizou Zen.


Secretário da SEE Daniel Zen, Coordenadora geral da EJA/SEE Fernanda Alves e o Diretor de Ensino da SEE Josenir Calixto.


Importância da EJA na vida dos alunos
Feliz por encerrar esta nova etapa, o formando Benjamin Soares Marinho, além de deficiente auditivo, passou por vários tratamentos de hemodiálise durante a conclusão dos estudos. Agora, pretende começar a trabalhar na área de Informática. De acordo com ele, “o esforço que empenhei e a ajuda dos professores fez com que eu me motivasse cada vez mais a continuar minha caminhada educacional”.
Além do incentivo à continuidade acadêmica, o crescimento profissional também é uma das principais metas dos educandos, como Evangelista Ferreira Moreira que foi recentemente foi aprovado no concurso público do Corpo de Bombeiros do Acre. “Na primeira fase, disputei esta vaga com candidatos que possuem nível superior. Sempre tive o sonho de continuar estudando, e a EJA me ajudou a concluir uma 
 etapa importante da minha vida”, disse Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário